Objetivo do curso

Este curso trabalhará com conceitos de gestão de clínicas odontológicas e médicas tendo como base metodológica de pesquisa a antropologia corporativa. Isto quer dizer que os “cases” e exemplos serão voltados à realidade concreta dos participantes e não apenas teóricos. A interação e os debates garantirão uma total eficácia ao curso;

O profissional irá aprender desde a como fazer um planejamento simples e eficaz de sua clínica até enfrentar os desafios da execução, gestão do tempo, liderar pessoas e negociar com eficácia sem se deixar manipular. Serão discutidos todos os 10 pilares essenciais para uma gestão eficaz;

O mercado atual tem muitos concorrentes, com qualidade semelhante e preços similares. Este MBA será totalmente voltado para a realidade concreta de gestão de uma clínica. Assim, o participante sairá do curso com ferramentas práticas e eficazes que aplicará no seu dia a dia com grande sucesso para diferenciar sua clínica fazendo com que os clientes percebam o valor dessa diferenciação e decidam pagar um preço premium pelos serviços prestados.

MBA em Gestão em Saúde. Os 10 pilares de uma gestão eficaz (MEC) - Curso no formato on-line e ao vivo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem

Coordenador: Prof. Luiz Almeida Marins Filho

Email: professor@marins.com.br

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 06765

Nível: On Live - Metodologia Ativa Remota

Público-alvo:

Graduados nas diferentes áreas.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
12 x R$ 990,00

Matrícula:
R$ 495,00

Periodicidade:
Semanal

Dia(s) da Semana:
Segunda-feira (Online)

Duração:
12 Meses

Carga horária:
360 horas/aula

Início:
14/03/2022

Horário:
Das 19 às 21h

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Luiz Almeida Marins Filho 

Estudou Antropologia na Austrália (Ph.D. pela School of Behavioural Sciences - Macquerie University) sob a orientação do renomado antropólogo do Ceilão (Sri-Lanka) Prof. Dr. Chandra Jayawardena Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa. Dra. Thekla Hartmann, tendo feito os seguintes cursos:

*Ethnography of the Australian Aborigines (Macquarie);

*Ethnography of Sout-East Asia (Macquarie);

*Anthropological Theory - Classical Ethnography (Macquarie);

*Political Anthropology (Macquarie);

*Religion and Ritual (Macquarie);

*Study of Kinship (Macquarie);

*Social Change (Macquarie);

*Teoria Antropológica Clássica (USP);

*Antropologia das Sociedades Simples (USP);

*Teoria Social da Comunicação (USP);

*Cultura Brasileira e Comunicação (USP).

Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba).

Estudou Direito (Faculdade de Direito de Sorocaba - cursou até o quinto ano). Introdução à Ciência Política (Universidade de Brasília - UnB - EAD).

Negociação (New York University, NY, USA)

Teoria da Comunicação (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba) e outros cursos e seminários em universidades no Brasil e no exterior.

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 1972-1982), lecionando Ecologia Humana e Antropologia.

Técnico em Contabilidade (1967) e Professor Diplomado de Ensino Fundamental - antigo Curso Normal (1967).

Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional e Coordenador dos Assuntos da Amazônia do CENAFOR - Centro Nacional de Formação de Pessoal para a Formação Profissional - MEC/Brasil /ONU/OIT/PNUD - Projeto BRA/72 - (1974-1976).

Secretário de Educação e Saúde de Sorocaba, SP, (1977-1981).

Secretário de Coordenação e Planejamento de Sorocaba, SP (1981-1983), implantou, em 1977, juntamente com técnicos de sua secretaria, o primeiro programa público de Educação Ambiental do Brasil, com programas para toda a população e elogiado pela WWF - World Wildlife Foundation - e que existe até os dias de hoje.

Na mesma ocasião ajudou a fundar a Sociedade de Zoológicos do Brasil - SZB - que teve sua primeira sede em Sorocaba, SP;

Presidente das empresas Consortium System (Nova York) e Triangle Freightliner of Raleigh (Carolina do Norte) nos Estados Unidos (1989-1995); e membro do conselho diretor da Global Transport Traders. Reading, Pensilvânia, EUA - 1990-1995);

Autor de 31 livros: (Os livros, por ordem de edição):

1. MARINS, Luiz. Algumas Notas Sobre Direito Primitivo. São Carlos: UFSCar, 1973.

2. e MARINS, Ana Cristina Grieco Cruz. Alguns Dados Sobre o Folclore Nacional. São Carlos: UFSCar, 1974. (*)

3. Socorro! Tenho um Sócio. São Paulo: Harbra, 1985.

4. Administrar, Hoje. São Paulo: Harbra, 1988.

5. Socorro! Preciso de Motivação. São Paulo: Harbra, 1994.

6. Help! I´ve Got a Partner. London: Minerva, 1994.

7. Socorro! Tenho Medo de Vencer. São Paulo: Harbra, 1997.

8. Profissão: Vencedor. Salvador: Casa da Qualidade, 1998.

9. O Poder do Entusiasmo e a Força da Paixão. São Paulo: Harbra, 1999.

10. Momentos de Motivação e Sucesso. São Paulo: Commit, 1999.

11. Socorram-me dos Meus Parentes. São Paulo: Harbra, 2001.

12. Acredite! Você foi feito para o Sucesso. São Paulo: Commit, 2002

13. Livre-se dos Corvos. São Paulo: Harbra, 2002.

14. Homo Habilis. São Paulo: Gente, 2005.

15. Desmistificando a Motivação no Trabalho e na Vida. São Paulo: Harbra, 2007.

16. Motivação & Sucesso /15 anos - 780 Mensagens. São Paulo: Anthropos, 2007.(**)

17. Superdicas Para Ser Um Profissional Vencedor. São Paulo: Saraiva, 2008.

18. Desmistificar a Motivação no Trabalho e na Vida. Lisboa: Pergaminho/Gestão Plus, 2008.

19. et alli (14 autores). Superdicas para Ensinar a Aprender. São Paulo: Saraiva, 2008.

20. Ninguém é Empreendedor Sozinho: o novo Homo Habilis. São Paulo: Saraiva, 2008.

21. et alli (13 autores). Pensamento Estratégico para Líderes de Hoje e Amanhã. São Paulo: Integrare, 2008.

22. Só não erra quem não faz - e outros temas ilustrados para fazer pensar. São Paulo: Landscape, 2009 e atualmente pela Editora Integrare.

23. Projeto Cliente - uma metodologia simples para aumentar vendas, surpreender e encantar clientes. São Paulo: Harbra, 2009.

24. Cómo ser um profesional exitoso. Bogotá, Colômbia: Ed.Panamericana, 2010.

25. e MUSSAK, Eugenio. Motivação - do querer a fazer. São Paulo/Campinas: Papirus 7 Mares, 2010.(**)

26. Tudo o que é fácil já foi feito: refelexões de colaboradores e chefes sobre os novos tempos no mundo empresarial. São Paulo: Saraiva, 2012.

27. IL potere dell' enstusiasmo e la forza della passione. Itália. Taita Press, 2013.

28. Motivazione e Sucesso - Il Nuovo Homo Habilis. Italia. Talita Press, 2014.

29. Mensagens Motivação & Sucesso - Volume II. São Paulo: Anthropos, 2015.

30. 73+1 Perguntas sobre Marketing, Gestão, Motivação e Sucesso São Paulo: Integrare, 2016

31. Só não erra quem não faz - e outros temas ilustrados para fazer pensar. São Paulo: Editora Integrare - 2017 (nova edição). 

Através da Commit, Produtos Motivacionais, desenvolve produtos para a formação e aperfeiçoamento pessoal e profissional com foco em empresas e profissionais de todos os setores. É autor de mais de quatro centenas de DVD, fitas de vídeo e áudio sobre Motivação, Planejamento, Marketing, Vendas e Gestão Empresarial;

Comentarista Empresarial e de Negócios da TV GloboNews - Programa Conta Corrente (1998-2000), tem atualmente o programa "Motivação & Sucesso com Professor Marins" na Rede Vida de Televisão todos os domingos das 21:30 às 22:00 horas e ainda teve, durante mais de 15 anos, participação semanal como comentarista e consultor empresarial no programa "Show Business" na Rede Bandeirantes de Televisão e outras emissoras;

Consultor e Conselheiro de empresas e organizações nacionais e internacionais desde 1984, através da Anthropos Consulting, tendo prestado serviços a dezenas de empresas nacionais e transnacionais dentre as 500 maiores empresas do Brasil(veja "clientes" em www.anthropos.com.br);

Dentre as inúmeras homenagens e condecorações recebidas destacam-se:

*Cavaleiro da Ordem do Mérito Militar, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, 2003;

*Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro, 2002;

*Cidadão Emérito do Município de Sorocaba, SP, agraciado pela Câmara Municipal de Sorocaba, 2000;

Paraninfo e Patrono de inúmeras turmas de formandos em universidades e faculdade em todo o Brasil, mesmo fora das áreas de antropologia e administração, destacando-se ter sido escolhido Paraninfo da Turma de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Minas Gerais em 1999;

Presidente de Honra da Fundação Luiz Almeida Marins Filho (estabelecida em 1999).

A Fundação LAMF foi um presente de seus amigos professores universitários ao Prof. Marins quando completou 50 anos. Realiza projetos comunitários tendo como foco e objetivo ENSINAR A APRENDER com centenas de crianças atendidas em projetos de inclusão digital em escolas públicas de 1ª. a 4ª. séries com laboratórios de informática instalados;

Presidente da ANTHROPOS CONSULTING (1984) e da ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS (2001), empresas pioneiras na utilização da Antropologia no estudo e desenvolvimento empresarial.

O Prof. Marins não deixa de estudar. Até hoje participa, como aluno, de cursos e seminários. Realiza viagens de estudos e visitas a empresas e universidades. Como professor, ele sabe da importância de se ter uma atitude de aprender, sempre.

Em março de 2006, prestou uma singular homenagem à HSM Seminários Internacionais, pelos 26 seminários e viagem de estudo que já participou desde 1991, entregando aquela empresa os 26 certificados, com uma carta de gratidão pela ajuda em sua formação.

A HSM é a maior empresa mundial de seminários internacionais.

Os professores da relação abaixo atestam a qualidade dos cursos e seminários.

Hoje já são 32 os seminários que o Prof. Marins participou somente da HSM - fora outros cursos realizados no Brasil e no exterior.

Programação

O curso de MBA em Gestão em Saúde. Os 10 pilares de uma gestão eficaz (MEC) - Curso no formato on-line e ao vivo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem tem duração de 12 meses, divididas entre aulas síncronos e remoto, auto-estudo, interação aluno-tutor e atividades de elaboração orientadas (via BlackBoard).

Observações importantes:

* Não serão fornecidas carteirinhas estudantis para os cursos oferecidos na modalidade a distância. Para obter os benefícios da legislação que proporciona descontos e outras facilidades aos estudantes, basta o interessado requerer a emissão de 'Declaração de Matrícula', para solicitar sua emissão junto ao órgão responsável (UNE - União Nacional dos Estudantes). Para consultas de endereços e formas de pedir a sua Carteirinha Internacional de Estudante, acesse www.une.org.br.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.

Conteúdo Programático:

Introdução:

Por que “pilares”?

Este MBA será de conteúdos práticos, descomplicados e eficazes na gestão de pequenas e médias empresas com grande foco na área da saúde – clínicas e consultórios – odontologia e medicina.

Os 10 pilares:

PRIMEIRO PILAR: Planejando o sucesso com os pés no chão

a. Como fazer um planejamento estratégico simples e eficaz?;

b. Visão – para onde queremos ir?;

c. Foco – onde empregaremos de 70 a 80% de nossa energia?;

d. Ação – o que faremos e quem nos ajudará?;

e. Análise simplificada da Estratégia do Oceano Azul adaptada para pequenos e médios negócios;

f. O conceito de “Frugal Innovation” e sua aplicação.

SEGUNDO PILAR: Sentado em cima do caixa – gestão financeira na prática

a. Sucesso é cash flow positivo;

b. Onde está o “caixa” de uma empresa?;

c. Por que uma política de caixa é fundamental para o sucesso?;

d. O que fazer para ter uma política de caixa simples e eficaz?

TERCEIRO PILAR: Descomplicando o marketing

a. O que é, de fato, marketing para a pequena e média empresa?;

b. Marketing e desperdício;

c. As armadilhas do marketing que aumenta custos e não aumenta vendas;

d. Exemplos práticos de marketing eficaz;

e. O estudo do cliente com metodologia é o novo nome do marketing.

QUARTO PILAR: Preço, atendimento e vendas: o que o cliente paga? 

a. O que cliente paga?;

b. Por que os clientes só falam em preço?;

c. A equação preço-valor e o que é isso na prática?;

d. O que é, de fato, “atendimento excelente”?;

e. Análise de pesquisas sobre o tema – atendimento e vendas.

QUINTO PILAR: Assertividade e negociação

a. Como não se deixar manipular em negociações;

b. Negociando com pessoas tóxicas;

c. A assertividade como base do sucesso nas negociações;

d. Técnicas de habilidade verbal para se livrar de manipulações de fornecedores e clientes.

SEXTO PILAR: Aprendendo com empresas de sucesso – estudo de casos

a. Os segredos simples e eficazes do sucesso das empresas:

-Disney;

-Starbucks Coffee;

-Southwest Airlines.

b. E a aplicação desses segredos simples em nosso pequeno e médio negócio.

SÉTIMO PILAR: A antropologia do homem brasileiro

a. Quem é o brasileiro e como trabalhar com ele?;

b. A oralidade do brasileiro e os aspectos de liderança;

c. Como liderar e trabalhar com as novas gerações;

d. Análise de pesquisas: o que as pessoas querem de seus empregos?

e. Análise de pesquisas: quem é o melhor chefe?

f. Vencendo os desafios da liderança no dia a dia de sua empresa.

OITAVO PILAR: Recrutando e selecionando talentos

a. O que é “recrutar”?;

b. Onde encontrar pessoas descomplicadas e eficazes?;

c. O desafio de selecionar os melhores;

d. Como fazer uma seleção eficaz e não errar?

NONO PILAR: Desenvolvendo e retendo os melhores

a. Não se iluda: o maior problema de qualquer empresa é gente!;

b. Como formar, desenvolver e reter os melhores com baixo custo e alta eficácia;

c. O que é treinar, na prática, para a pequena e média empresa?;

d. As múltiplas oportunidades de formar pessoas sem custo.

DÉCIMO PILAR: Desmistificando a motivação e construindo um time de alta performance

a. O que é motivação?;

b. A motivação pela razão e não pela emoção;

c. Como fazer um time de alta performance?;

d. Desmistificando a motivação no trabalho e na vida;

e. Como conseguir sucesso com as pessoas que nós temos e não com as pessoas que adoraríamos ter?

Conclusão e Encerramento:

a. Aplicando os conceitos na prática;

b. Apresentação de trabalhos de conclusão em vídeos curtos;

c. Discussão final.

Não há corpo docente.

Atrativos

“SLMANDIC- on”

online, on live, on health

O ensino por meio de tecnologias de informação e comunicação vem crescendo extraordinariamente nas últimas décadas, sendo consideradas ferramentas incorporadas ao aprender contemporâneo;

180 horas – aulas on-line ao vivo;

180 horas – leituras e trabalhos complementares;

Ambiente Virtual de Aprendizagem, acessado por aplicativo disponível para smartphone ou desktop;

Modelo de Ensino Aprendizagem Interacional ao que se baseia na comunicação entre professor e aluno em tempo real por meio de recursos virtuais;

Afetivo, Dinâmico e ativo;

Acesso onipresente a informações referentes ao curso como referências, guias e e-books;

Login de acesso pessoal, a partir de qualquer terminal conectado à internet ao Portal de Periódicos da CAPES, e outras bases científicas disponibilizadas pela Faculdade São Leopoldo Mandic.

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

c) Formalizing your enrollment:

* In order to complete the enrollment process, you will be required to sign the contract and pay the first three months of tuition fees in advance on the first day of academic activities. Payments must be made in Brazilian currency (Real).

The remaining installments must be paid from the second module monthly on the 5th, 10th, 15th or 20th of each month, which you must choose when contracting the course.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

d) Upon confirmation of enrollment in the selected course, scanned copies (front and back) of the following documents must be sent to matricula@slmandic.edu.br

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

e) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.


Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato. ​

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:

​Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

​b) Pré-matrícula:

​Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

​c) Matrícula:

​*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.

 As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

​d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br,​

  • RG digitalizado - (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
  • CPF digitalizado;
  • Comprovante de Endereço recente;
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada. ​

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/10/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 30/11/2021 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 03/03/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Computadores com acesso à internet

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: + 55 (19) 2260-3380​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755