Objetivo do curso

O objetivo do curso é capacitar o médico a manejar a via área com segurança e propriedade. Sabemos que as emergências respiratórias representam grande causa de morbimortalidade nos diversos segmentos hospitalares, desse modo, a sistematização do conhecimento teórico-prático é fundamental para ações assertivas no cuidado ao paciente crítico. Diferente de outros cursos do mercado, focados basicamente em intubação orotraqueal e via aérea difícil, este curso tem como preceito básico o manejo das vias aéreas desde seu início, passo a passo, até o estabelecimento, se necessário, de uma via aérea definitiva. Serão abordados temas como manejo de dispositivos de oxigenação, manobras de ventilação, técnicas de indução anestésica, via aérea pediátrica e no politraumatizado, via aérea difícil e manejo de ventilação mecânica básica inicial. O entendimento teórico fundamentará o exercício correto das atividades práticas e ao final do curso, após ser exposto a diversos cenários e casos clínicos semelhantes a prática real, o profissional se sentirá mais hábil e seguro na abordagem da via aérea, especialmente nos casos mais críticos.

Imersão em Manejo de Vias Aéreas (MEC)

Coordenador: Prof.º Dr.º Ricardo Paro Salioni

Email: ricardo.salioni@slmandicararas.edu.br

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 07879

Nível: Imersão

Público-alvo: Graduandos e Graduados em Medicina

Unidade: Araras

Status:
Aberto

Investimento:
R$ 1.650,00 (consulte formas de pagamento)

Periodicidade:
Módulo Único

Dia(s) da Semana:
Sábado

Duração:
1 Dia

Carga horária:
12 horas/aula

Início:
15/06/2024

Horário:
Das 07h30 às 19h30

Minicurrículo do Coordenador

Prof.º Dr.º Ricardo Paro Salioni Médico pela FMRP-USP Anestesiologista pelo HCFMRP-USP Especialização em Anestesia no Paciente crítico pela FMUSP Coordenador do Programa de Residência Médica em Anestesiologista da SLM-Araras, Professor coordenador do curso de Terapêutica II (Anestesiologia) e Professor Colaborador do curso de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina SLM-Araras Professor coordenador Liga de Anestesiologia da Faculdade de Medicina SLM-Araras Aperfeiçoamento em Via Aérea Difícil pelo Centro de Treinamento de Via aérea – CTVA- chancelado pelo American Society for Airway Management Atua como anestesiologista e plantonista em terapia intensiva em hospitais públicos e privados de Araras-SP Atua como anestesiologista em clínicas particulares na cidade de Araras-SP

Programação

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

Pré-teste Introdução – Por que estudar via aérea e Anatomia das vias aéreas Avaliação inicial e manejo básico de vias aéreas Prática (casos clínicos) Via aérea em pediatria Via aérea politraumatizado Prática (casos clínicos) Indução anestésica e ventilação mecânica inicial Via aérea difícil Prática (casos clínicos) Avaliação final

Corpo Docente

Prof.º Dr.º Francisco José Chiaradia Davolos

Anestesiologista Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2020)

Profa.ª Dra.ª Amanda Cordeiro Dias

Área de Medicina de Urgência e Emergência

Atrativos

Abordagem completa, passo a passo, da via aérea do paciente crítico; Conhecimento e discernimento durante indução anestésica para intubação; Como manejar o paciente após o procedimento de intubação e como proceder caso haja falha na tentativa inicial; Foco em profissionais que trabalharão em situações de emergência; - Aulas teóricas, abordando aspectos anatômicos, farmacológicos, técnica de manejo da via aérea e complicações necessários para uma intubação orotraqueal segura. - Práticas em estações de simulação para treinamento das diferentes técnicas de acesso à via aérea avançada e para a simulação de casos clínicos, através do uso de tecnologia de ponta, tornam este curso avançado em uma oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades e de atuação precisa em situações de vias aéreas difíceis. - Treinamento de habilidades de intubação orotraqueal, do uso de dispositivos supraglóticos, Bougie, uso de Vídeolaringoscópio e cricotireoidostomia por punção “Após o termino do curso o certificado valerá como hora extra de atividade do grupo 5.”

Estrangeiros

a) Enrollment: ​Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email curso@slmandic.edu.br. For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters – Every 5th of each month Doctorate – Every 20th of each month Other types of course (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK  New York - EUA  BIC SWIFT: IRVTUS3N  ABA: 053000196  Account number: 6550422632  Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A  São Paulo - Brasil  BIC SWIFT: ITAUBRSP  Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393  Account number: 03477-9 b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract: - Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate; - Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); - CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; - Professional card (which proves the permission to practice the profession) - Recent proof of residence (last three months); - One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; - Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator. Note: As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Formas de Pagamento

Formas de Pagamentos das Mensalidades: Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 10 de cada mês. Reembolso: (1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas; (2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente; (3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas. (4) Caso a solicitação para cancelamento seja efetuada com menos de 20 (vinte) dias de antecedência do início das aulas, o(a) inscrito(a) está ciente de que não haverá devolução do valor pago a título de matrícula, uma vez que a Instituição não terá tempo hábil para substituir o(a) inscrito(a) por outro(a) candidato(a), sendo certo que terá ocorrido prestação de serviços de reserva da vaga, justificando o recebimento da matrícula. Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento. O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição: Inscreva-se on-line ou por meio do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941, pelo WhatsApp +55 19 99228-8781, ou pelo e-mail cursos@slmandic.edu.br b) Matrícula: Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento correspondente à matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito e assinar eletronicamente o contrato digital, que será enviado por e-mail por meio da Plataforma IziSign. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago. * As parcelas relativas ao plano de pagamento do curso obedecerão aos vencimentos a seguir: Mestrado – Todo dia 05 de cada mês Doutorado – Todo dia 20 de cada mês Demais tipos de curso (ex.: Especialização, Capacitação, etc.) – Todo dia 10 de cada mês Caso o curso possua a condição de Plano de Pagamento Estendido e o aluno opte por ele, este deverá sinalizar antes da assinatura do contrato. Não será possível realizar a alteração depois que o contrato estiver assinado. c) A documentação exigida para regularizar a matrícula deverá ser enviada digitalmente na Central do Candidato, no prazo de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais: - Certidão de nascimento ou casamento; - RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento); - CPF; - Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc.); - Comprovante de Residência recente (com no máximo 90 dias de emissão); - 1 Foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada; - Diploma de Graduação.

Política de desconto

Não há descontos oferecidos na Política Vigente.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic Telefone: 0800 941 7 941 E-mail: cursos@slmandic.edu.br Site: www.slmandic.edu.br Atendimento via WhatsApp: +55 (19) 99228-8781, caso prefira, clique neste link https://wa.me/5519992288781 ​Siga a instituição nas redes sociais: Facebook.com/saoleopoldomandic Youtube.com/user/slmandic Instagram.com/saoleopoldomandic Linkedin.com/school/saoleopoldomandic vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

Av. Dona Renata, 71 - Centro, Araras - SP, 13606-134