Linhas de pesquisa

Área de Concentração em Clínicas Odontológicas
  • EPIDEMIOLOGIA E DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS E PROMOÇÃO DE SAÚDE – Avaliar os processos de saúde e doença nos níveis individuais e coletivo, com foco no entendimento de seus aspectos etiofisiopatológicos, assim como na investigação diagnóstica e de estratégias voltadas para a atenção, assistência, controle e tratamento direcionados aos agravos e doenças.
  • ETIOPATOGENIA DAS DOENÇAS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS – Avaliar a etiopatogenia das doenças orais relacionado ao hospedeiro, tais como alterações genéticas, microbiota e imunorregulação, bem como abordagens terapêuticas aplicadas.
  • REABILITAÇÃO ORAL E PROPRIEDADES DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS E SUBSTRATOS DENTAIS – Avaliar por meios experimentais (laboratoriais, clínicos e análise de tensões) e observacionais (questionários, nível de satisfação, percepção da qualidade do tratamento) relacionados às reabilitações orais (restaurações diretas, indiretas e próteses convencionais e sobre implantes).
Área de Concentração em Ortodontia
  • ANÁLISE DO EFEITO DA APARATOLOGIA ORTODÔNTICA NOS TECIDOS OROFACIAS – Avaliar o efeito do emprego de diferentes técnicas e materiais ortodônticos nos tecidos orais.
Área de Concentração em Implantodontia
  • OSSEOINTEGRAÇÃO E MATERIAIS APLICADOS À IMPLANTODONTIA – Avaliar as propriedades físicas, mecânicas e biológicas dos materiais e técnicas relacionados à implantodontia, regeneração óssea e respectivas reabilitações bucomaxilofaciais, bem como o seu desempenho clínico.
Área de Concentração em Odontologia Legal
  • DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE FERRAMENTAS PERICIAIS PARA O APRIMORAMENTO CIENTÍFICO EM ODONTOLOGIA LEGAL – O estudo das ciências odontológicas em prol da perícia no vivo e no morto, assim como nos âmbitos penal, civil e administrativo. A testagem e validação de ferramentas existentes para a prática odontolegal nacional e internacional. O desenvolvimento de melhorias que permitam desempenhos acurados da prática pericial à luz do Direito. O conhecimento e a promoção da interface entre Odontologia legal e Direitos Humanos. O uso do ensino, a pesquisa e a extensão universitária como mecanismos de transformação da Odontologia Legal Brasileira. A prática profissional multidisciplinar suportada pela internacionalização para o desenvolvimento científico e tecnológico da Odontologia Legal.
Área de Concentração em Patologia Bucal
  • ETIOPATOGENIA E IMUNOMODULAÇÃO DOS PROCESSOS NEOPLÁSICOS E NÃO NEOPLÁSICOS – Pesquisa da etiopatogênico, fatores prognósticos e alterações genéticas das doenças orais, a fim de estudar fatores relacionados ao hospedeiro, imunorregulação e microbiota envolvida nos processos de saúde/doença, bem como fatores associados aos processos neoplásicos e não neoplásicos, tais como proteínas da matriz extracelular, fatores de crescimento, estresse oxidativo e morte celular.