No período de 14 e 16 de novembro, será realizado o 28º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), na cidade de Lisboa (Portugal). Entre os conferencistas está a professora e pesquisadora da Faculdade São Leopoldo Mandic, Juliana Ramacciato. Doutora em Odontologia, com especialização em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela Unicamp, ela ministrará a palestra com o seguinte tema: “Prevenção de emergências e situações clínicas e medicamentosas no consultório de medicina dentária”.

Juliana Ramacciato debaterá sobre a relação das emergências com o atendimento odontológico, como o stress e a ansiedade dentária, a injeção intravascular acidental de anestésicos locais, as interações medicamentosas indesejáveis, as complicações de vias aéreas por engasgamento ou a sedação indevida e, até mesmo, reações alérgicas inesperadas.

Segundo Juliana, o objetivo será discutir medidas preventivas que devem ser praticadas pelos cirurgiões-dentistas, assim como manobras, medicações e equipamentos recomendados para atendimento básico de situações de emergências médicas no ambiente odontológico.

A entidade organizadora do evento, a OMD, tem implementado um programa de Formação Contínua para todos os seus associados, em vários pontos de Portugal, por meio da realização de cursos, palestras, jornadas e congressos. O evento reunirá a presença de palestrantes nacionais e internacionais, e assim cumprirá a missão da Ordem: qualidade na formação dos cirurgiões-dentistas.