Dr. Paulo Miamoto, professor das Disciplinas de Odontologia Legal e Anatomia da Faculdade São Leopoldo Mandic, compôs a equipe do I Curso Avançado em Antropologia Forense, promovido pela Academia Nacional de Polícia, ligada à Polícia Federal, e direcionado a Peritos Odontolegistas e Médicos Legistas lotados em Polícias Científicas de todas as regiões do País.  Paulo Miamoto ministrou conteúdos avançados em Tecnologias de Digitalização 3D aplicada à Antropologia Forense e Técnicas de Aproximação Facial Forense.

O treinamento contribuiu para aperfeiçoar os profissionais brasileiros no uso de técnicas antropológicas voltadas às análises de ossadas visando à identificação humana. O temário abordou desde métodos para estimativa do perfil (sexo, idade, ancestralidade, estatura e destreza manual) a técnicas para a recuperação e preparo de remanescentes mortais humanos para exame.

As técnicas de digitalização 3D e aproximação facial forense já são oferecidas na Faculdade São Leopoldo Mandic, em aulas teóricas e práticas na Disciplina de Odontologia Legal do curso de Graduação em Odontologia. Além disso, são parte das linhas de pesquisa desenvolvidas por alunos de iniciação científica de Odontologia e Medicina. Estes e muitos outros conteúdos também serão transmitidos de modo aprofundado aos estudantes do curso de Especialização em Odontologia Legal, que conta com inscrições abertas e início em fevereiro de 2018.

O curso também teve a participação da docente da Universidade de Coimbra (UC) e Presidente da Sociedade Europeia de Antropologia Forense (FASE), Prof.ª. Dra. Eugénia Cunha – um dos maiores nomes da Antropologia Forense da atualidade.