Dentre os serviços da Instituição está o tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais, ofertado de forma gratuita. No Brasil existem cerca de 600 profissionais com essa especialidade para um público de mais de 50% da população brasileira

A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, São Paulo, completou no mês de dezembro mais de 70 mil atendimentos odontológicos realizados. Os tratamentos são feitos por dentistas, alunos dos cursos oferecidos pela instituição, sob a supervisão e orientação dos professores da Faculdade, e acontecem durante o período de realização dos cursos. O serviço é prestado para moradores de Campinas e regiões vizinhas. O valor cobrado é somente relacionado aos custos dos materiais utilizados. Em 2018, os atendimentos vão voltar a partir de Fevereiro de 2018.

Além disso, a instituição oferece tratamento gratuito para pacientes com alguma das necessidades que precisam de atendimento especial. No ambulatório e clínicas de atendimentos da faculdade é possível fazer uma triagem e o acompanhamento de todo tratamento necessário, com consultas, exames e procedimentos durante o tempo que for necessário.

Especialidade em falta

Atualmente, no Brasil, pouco mais de 600 profissionais são especializados e habilitados para fazer esses atendimentos especiais, para um público de mais da metade da população brasileira.

De acordo com dados do IBGE, 24,5% da população possui alguma necessidade neurológica, 20% são cardiopatas e 9% são diabéticos. Além das pessoas dentro desse perfil mencionado, todos os pacientes que possuem alguma alteração sistêmica, como transplante, anemia, lúpus ou em tratamento oncológico, se enquadram em um grupo de pessoas que precisam de um atendimento odontológico especial.

“O tratamento gratuito para pacientes que precisam de atendimento especial está alinhado ao propósito e valores da Faculdade São Leopoldo Mandic. Temos orgulho apoiar na formação de mais de um terço dos profissionais habilitados para fazer esses atendimentos especiais”, afirma Dra. Tatiane Marega, Professora Coordenadora do curso de especialização em pacientes com necessidades especiais do Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, é uma das poucas instituições a oferecer, desde 2003, o curso de pós-graduação de ‘Odontologia para pacientes com necessidades especiais’, e já formou 15 turmas (mais de 200 alunos) de todo o país e também do exterior. Além disso, na graduação, todos os estudantes possuem essa disciplina como obrigatória, diferente do que ocorre em outras instituições.

O curso de pós-graduação está com inscrições abertas nas unidades da faculdade em Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo e Campinas (SP).

Atendimento especial que faz a diferença

Conheça a história de Raquel Firmino, mãe que recebe atendimento especial gratuito para os filhos. A história dela é contada no canal do YouTube da faculdade.

https://www.youtube.com/watch?v=HwPYBFBsrCc&feature=youtu.be