Assessor do Senador Agripino Maia participa do encontro

 

A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, sedia, no próximo dia 20 de abril, às 8h30, a reunião do FOPROP – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, na Sala de Defesa da Instituição. A reunião terá a participação do assessor do Senador Agripino Maia, Murilo Medeiros, que vai apresentar o Projeto de lei 158/2017 – de Pesquisa e Inovação -, de criação de fundo privado para fomento da pesquisa, para a discussão do Fórum.

O Diretor de Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga, eleito em 2017 como o representante das Instituições de Ensino Superior particulares do Brasil junto ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP, receberá  cerca de 20 representantes das Instituições de Ensino Superior do país para discutir um dos assuntos que fazem parte de sua gestão: o Financiamento da Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), por parte governamental e por instituições particulares.

“Dentro da temática do financiamento, estamos procurando formas nas quais o acesso das Instituições de Ensino Superior particulares seja incrementando e permitido”, explica Dr. Marcelo Napimoga. “Por isso, o debate sobre o projeto de lei com a presença de Murilo Medeiros é de extrema importância, pois irá enriquecer a discussão posterior no Senado”, diz.

Na ocasião, a professora Adriana Tonini irá apresentar dados do financiamento e ações do CNPq, e o professor Paulo Barone (Secretário da Sesu), e membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, abordará temas como a oferta do mestrado profissional a distância e o monitoramento e supervisão da Pós-graduação lato sensu no Brasil.

O FOPROP realiza reuniões periódicas de cada um dos segmentos das Instituições de Ensino Superior, para que possam discutir as particularidades de casa IES. Anualmente, no mês de novembro, ocorre o Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), ocasião em que há um debate nacional sobre os rumos da pesquisa e Pós-graduação brasileira.